Fazendo as coisas acontecerem

Fazendo as coisas acontecerem

Você procura por alguma coisa na Internet e então, como que por milagre, anúncios relacionados à pesquisa começam a aparecer no navegador, mesmo que você não esteja mais procurando. São os chamados algoritmos que aprendem suas preferências, gostos e desejos e depois os retornam para você. Eles oferecem mais daquilo em que você se concentra.

Mas saiba que temos um sistema semelhante em nossos cérebros chamado Sistema de Ativação Reticular, abreviadamente "SAR".

Nossos cérebros só podem se concentrar em um certo número de coisas ao mesmo tempo. Se nos concentrássemos em todas as sensações e informações recebidas simultaneamente, ficaríamos paralisados pela enormidade da tarefa. Não seríamos capazes de nos concentrar em nada em particular. Esse trabalho é realizado por uma área do cérebro onde se localiza o SAR, que funciona de forma semelhante aos algoritmos dos gigantes da tecnologia. Ele concentra nossa atenção no que é importante para nós naquele momento.


Isso explica porque, uma vez que temos consciência de algo, o vemos em todos os lugares. Quaisquer que sejam os pensamentos ou perguntas em que você esteja focando conscientemente, o seu SAR direcionará sua atenção para ver mais destas coisas. Você consegue o que espera.

Se você estiver pensando em comprar um novo carro e escolhe um determinado modelo e cor, as chances serão de que você passará a ver vários carros circulando pelas ruas idênticos a este que você pensa em comprar. Seu cérebro (o seu SAR) estará continuamente procurando provar que você está certo e confirmar seus pensamentos e suas crenças.

Você já deve ter reparado que, quando estamos em uma sala lotada e barulhenta, ainda podemos prestar atenção quando o nosso nome é mencionado. É também por isso que as mães (e talvez alguns pais também) podem ouvir a voz dos seus filhos acima das vozes das outras crianças. O SAR nos ajuda a focar no que é essencial.

Outro exemplo: às vezes você está tentando pensar no nome de alguém e isso está na “ponta da língua”. Você não o encontra imediatamente e relaxa, pensa em outra coisa e, algum tempo depois, de repente isso vem até você. Isso ocorre porque você enviou uma mensagem de atenção ao seu SAR que foi embora e procurou por isso e voltou um pouco mais tarde com a resposta.

Como não temos energia ou tempo para lidar com tudo que chega de informação ao nosso cérebro através de nossos sentidos, noventa e nove por cento disto é e deve ser ignorado pela nossa mente consciente. O SAR nos alerta para o que é essencial. Ele atua como um guardião, filtrando o essencial e significativo do irrelevante e do insignificante. Ele aprende com o tempo o que nos interessa, define nossas listas de prioridades e decide ao que devemos dar atenção.

Em 1999, Daniel Simons e Christopher Chabris detalharam um estudo que elaborou um teste, denominado “teste de atenção seletiva”. No vídeo a seguir, seis pessoas, três de camisa branca e três de camisa preta, passam bolas de basquete. Assista ao vídeo a seguir e tente fazer este teste. Preste atenção aos jogadores de camisa branca e conte quantas vezes eles passam a bola entre eles. Ao final do vídeo, continue a leitura.


Você provavelmente acertou ao contar 15 passes entre os jogadores de camisa branca, mas percebeu o gorila entrar no meio dos jogadores, virar-se para encarar a câmera, bater no peito e sair de cena? Quando esta experiência foi realizada na Universidade de Harvard, pelo menos metade das pessoas que assistiram ao vídeo e contaram os passes simplesmente não notaram o gorila. Era como se o gorila fosse invisível para eles.

O que esta experiência revela é que perdemos muito do que se passa à nossa volta e que não temos ideia de que estamos a perder tanto. O filtro que ajuda a prevenir essa sobrecarga é o nosso SAR. Portanto, se pudermos direcionar nossos pensamentos conscientes para uma determinada coisa, começaremos a ver mais casos em que esta coisa ocorre. Então, por que não usar nosso sistema natural para controlar nossos pensamentos em direção aos nossos objetivos? Se pudermos concentrar nossa atenção em um objetivo, teremos maior probabilidade de manifestar esse objetivo porque nosso SAR nos ajuda a provar que estamos certos.

Naturalmente, se você concentrar seus pensamentos no negativo, é isso que aparecerá. Portanto, faz sentido focar no que é positivo e nas coisas que se aproximam de seus objetivos.

Isto talvez ratifique a ideia da tão alardeada “Lei da Atração”, onde você faz seu pedido ao universo e o universo (supostamente) responde. No entanto, começa a responder por que isso parece acontecer. Você obtém mais daquilo em que concentra sua atenção, porque seu SAR está atento ao que você definiu como importante.

"Nós nos tornamos aquilo em que pensamos" (Conde Nightingale.)


USANDO O SEU SAR
Uma vez que entendemos que obtemos mais daquilo em que nos concentramos, faz sentido nos concentrarmos em coisas que nos aproximarão de nossos objetivos ou de nosso estado ideal. Conforme assim expresso por tantos “Gurus”, existem tantas ferramentas disponíveis que, no geral, fazem muito sentido.

Visualização: Se você se concentrar em uma imagem específica do que deseja ser ou do estado em que deseja estar, é essencial ser muito específico e vívido na imagem. Você precisa empregar todos os seus sentidos e adicionar emoção à sua visualização. Sua mente não sabe a diferença entre imaginação e realidade, as mesmas áreas do seu cérebro se iluminam. Se tornarmos nossa visualização vívida, em todos os sentidos (literalmente), então nosso SAR procurará exemplos e os transmitirá à mente subconsciente em todos os sentidos (literalmente). O SAR trará à sua atenção informações relevantes que, de outra forma, você poderia ter ignorado.

Seu SAR tentará provar que você está certo. Quanto mais provas você vê, mais fortes se tornam suas crenças e maior a probabilidade de você dizer a si mesmo que é verdade. A crença engendra situações em que as evidências se tornam provas e, com as evidências, você começa a melhorar seu diálogo interno.

Afirmações: Se você escrever diariamente afirmações positivas, seu cérebro começará a aceitá-las como verdade e buscará provas para confirmar sua convicção. As afirmações devem ser feitas no presente e devem ser sobre um estado em que você se encontra e não sobre um estado em que você se tornará.

É melhor também falar suas afirmações em voz alta. Isso combina perfeitamente com a necessidade de se mover fisicamente ou fazer coisas. Foi demonstrado, em numerosos estudos, que associar um pensamento a um movimento físico ajuda a consolidá-lo no cérebro.

As afirmações mantêm o objetivo na vanguarda da sua mente, ou seja, no Sistema de Ativação Reticular, principalmente se estiverem no presente e confirmam, para o seu SAR, que é assim que você é. Quanto mais você progredir em direção ao seu objetivo de ser a pessoa que deseja ser, tanto mais isto se provará verdadeiro.

As afirmações devem ser positivas. Não se concentre no que não está funcionando, concentre-se no que funciona ou pode funcionar. À medida que você pressiona seu SAR, ele será forçado a procurar mais exemplos.

Visite nossa página Saindo da Matrix neste site e entenda melhor sobre o tema afirmações e o que podemos fazer para ajudar você a se beneficiar desta prática.

Metas Inteligentes: Ao definir seus objetivos, você deve seguir um sistema de metas que sejam:

Específicas: Torne seu objetivo o mais específico possível. Limite o foco para conter todos os elementos de todos os seus sentidos, emoções e sentimentos. Torne seu objetivo o mais vívido e preciso possível.

Mensuráveis: Uma meta deve ter uma métrica mensurável para que você possa acompanhar o progresso.

Atingíveis: Um objetivo que está muito além das possibilidades nunca será alcançado. As metas devem ser alcançáveis, mas além do seu status atual e zona de conforto. Se for demasiado ambicioso, irá minar a sua motivação, tanto agora como no futuro.

Relevantges; A meta escolhida deve ser pertinente à área escolhida ou deve beneficiá-lo diretamente.

Limitadas no tempo: Definir um prazo para sua meta ajuda a quantificá-la ainda mais e ajuda a manter seu foco no caminho certo.

Orientadas para ação; Parece que as mudanças são melhor compreendidas pelo cérebro e pelo SAR se estiverem associadas a ações físicas. Isso pode ocorrer porque a fisicalidade fixa melhor as vias neurais em nossas memórias. A repetição de ações aliada à prática deliberada é um sistema usado por atletas de elite para chegar ao topo do jogo. É preciso agir, de preferência ação física associada ao instinto de mudança.

Como é que conseguimos nos concentrar em uma coisa e não em outra? Por que às vezes conseguimos nos concentrar com tanta clareza que excluímos todas as outras distrações? No nível mais elevado, isto se torna um estado chamado “Fluxo”, onde estamos tão focados e concentrados em nossa tarefa que o mundo se afasta e o tempo deixa de ser relevante para a experiência. Este estado de espírito só é alcançável quando a tarefa é desafiadora, mas não muito desafiadora e nosso nível de habilidade é ampliado, mas não esticado a ponto de não podermos funcionar.

O Sistema de Ativação Reticular é uma ferramenta que nos permite chegar mais perto do que queremos e assim fazer as coisas acontecerem.



Sobre nós

Você conhece seu Floral de Manutenção?

Fazendo as coisas acontecerem

Saindo da Matrix

Somos todos traumatizados!

Uma é pouco, duas é bom.

Estilos de apego e a maneira como nos relacinamos.

Atenção: seu nariz vai dedurar você!

Combatendo o estresse: sirtuínas, yoga e meditação

Meditar é preciso!

Crenças limitantes: teu passado te condena?

Cuide bem de seus chakras e colha bons frutos.

Você sabe o que é radiestesia?

Astrologia: será que funciona?

Esta tal de felicidade...

Propósito de Vida: você sabe qual é o seu?

Você já passou algum tempo com sua criança interior hoje?

7 Passos para nutrir seu EU interior

Você costuma falar sózinho ? Não tenha medo de estar ficando maluco....

Alho: você não pode viver sem!

Nossos Serviços

O que é bom é para ser compartilhado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.