Atenção: seu nariz vai dedurar você!

Atenção: seu nariz vai dedurar você!

Segundo o dicionário Michaelis, o termo "dedo-duro" significa "aquele que delata; alcaguete, delator".

O seu nariz (este mesmo que fica aí no meio de seu rosto) é o maior delator de seu estado físico, mental e emocional atual. Ele revela o que se passa aí dentro de você, de maneiras que você mesmo sequer tem noção, ou até sabe, mas esconde que sabe (para você ou para os outros), ou finge que não sabe.

A aromaterapia, ou terapia com o uso dos aromas, se aproveita desta qualidade do nariz para tratar de nossa saúde integral. Em resumo, a aromaterapia faz uso de óleos vegetais voláteis, denominados óleos essenciais (OE), para promover nosso bem-estar físico e psicológico.

Embora o termo aromaterapia não tenha sido usado até o século XX, quando em 1928 o químico francês René-Maurice Gattefossé se interessou pelo uso de óleos essenciais para uso medicinal, a destilação e o o uso de vegetais e óleos aromáticos remonta a milhares de anos.

Os chineses podem ter sido uma das primeiras culturas a usar plantas aromáticas para o bem-estar. Suas práticas envolviam queima de incenso para ajudar a criar harmonia e equilíbrio. Mais tarde, os egípcios inventaram uma máquina de destilação rudimentar que permitia a extração bruta de óleo de cedro. Alguns também pensam que a Pérsia e a Índia também podem ter inventado máquinas de destilação bruta, mas pouco se sabe.

Os gregos aprenderam muito com os egípcios e também reconheceram os benefícios medicinais e aromáticos das plantas. Hipócrates, comumente chamado de "pai da medicina", praticava fumigações para benefício aromático e medicinal.

Os aromas dos óleos essenciais (extraídos a partir de flores, frutos, sementes, folhas, raízes e outras partes das plantas) não apenas estimulam o cérebro a desencadear uma reação, mas quando inalados nos pulmões, seus constituintes naturais (substâncias químicas naturais) podem fornecer benefícios terapêuticos. A difusão do óleo essencial de eucalipto para ajudar a aliviar o congestionamento é um exemplo proeminente.

Existe alguma "ciência" real por trás do uso de óleos essenciais? Os óleos essenciais são compostos por uma variedade de constituintes denominados ésteres, óxidos, álcoois, terpenos, fenóis e aldeídos. Sem entrar nos detalhes da química, vamos usar o óleo essencial de camomila romana e o óleo essencial de lavanda como exemplos rápidos. Ambos contém ésteres que possuem propriedades anti-inflamatórias e sedativas e são ingredientes comuns em produtos de aromaterapia e receitas destinadas a relaxamento e insônia. Alguns óleos essenciais, por meio dos constituintes químicos naturais que contêm, são naturalmente antibacterianos ou antivirais. Todos os óleos essenciais possuem sua própria combinação única de constituintes, que tornam determinados óleos naturalmente adequados para uma aplicação ou outra. Diferentemente dos óleos essenciais, os óleos de fragrância e de perfume contêm produtos químicos sintéticos e não fornecem os benefícios terapêuticos dos óleos essenciais.

A aromaterapia holística é a prática de usar óleos essenciais de maneira correta e segura, para o bem-estar físico e emocional. Trata-se de uma modalidade alternativa de saúde complementar. Ela não se destina a substituir os cuidados médicos padrão, mas pode complementá-los quando feito de maneira apropriada e pode melhorar tremendamente o estilo de vida. Pode oferecer benefícios práticos para uma variedade de doenças ou sintomas físicos comuns e fornecer assistência mental e emocional em questões como estresse, fadiga, ansiedade, insônia, medo e aumento da concentração.

O seu nariz é a porta de entrada para levar a informação contida em um aroma diretamente ao córtex olfativo do cérebro (ao sistema límbico e a amígdala), onde são guardadas as memórias emotivas. Os sensores olfativos no interior de nossas narinas contém cerca de 20 milhões de receptores de aromas. Antes que você se dê conta, o que seu nariz cheirou já pode ter provocado uma reação em você, seja no plano físico, seja no emocional, através das reações glandulares acionadas pelo cérebro, interpretadas de maneira inconsciente, seja instintivamente (registradas no nosso DNA como raça humana), seja filtrada por nossas crenças adquiridas, traumas e outras lembranças (boas ou não tão agradáveis).

Portanto, permita ao seu nariz “dedurar” você. Ele irá revelar do que seu corpo e suas emoções estão precisando para restabelecer o equilíbrio afetado pelas condições a que você tem estado submetido e que tem afetado seu bem-estar. Nosso trabalho com a aromaterapia poderá ajudar você nisto. Durante a consulta, seu nariz irá escolher três aromas (três óleos essenciais) que irão compor um aroma único elaborado especificamente para ajudar a desbloquear aquilo que está no momento impedindo você de ter uma vida mais plena e saudável nos planos físico, mental e emocional.

Visite a página Nossos Serviços e veja como agendar sua consulta.





Sobre nós

Você conhece seu Floral de Manutenção?

Fazendo as coisas acontecerem

Saindo da Matrix

Somos todos traumatizados!

Uma é pouco, duas é bom.

Estilos de apego e a maneira como nos relacinamos.

Atenção: seu nariz vai dedurar você!

Combatendo o estresse: sirtuínas, yoga e meditação

Meditar é preciso!

Crenças limitantes: teu passado te condena?

Cuide bem de seus chakras e colha bons frutos.

Você sabe o que é radiestesia?

Astrologia: será que funciona?

Esta tal de felicidade...

Propósito de Vida: você sabe qual é o seu?

Você já passou algum tempo com sua criança interior hoje?

7 Passos para nutrir seu EU interior

Você costuma falar sózinho ? Não tenha medo de estar ficando maluco....

Alho: você não pode viver sem!

Nossos Serviços

O que é bom é para ser compartilhado