PANDICULAÇÃO: aprendendo com os Animais
Para muitos, o alongamento é uma panacéia familiar para músculos rígidos, doloridos ou inflexíveis. Frequentemente recomendado por entusiastas e profissionais de fitness, o alongamento tradicional tem sido a abordagem preferida há muito tempo. Alongue-se se seus músculos estiverem tensos, alongue-se antes (e depois!) do treino, alongue-se para melhorar sua flexibilidade e alongue-se se suas costas doerem. Quando pensamos em "alongamento", normalmente pensamos em contorcer nossos corpos em poses específicas, segurá-los ou puxá-los pensando que isso liberará a tensão e melhorará nossa amplitude de movimento. No entanto, o alongamento provou ser ineficaz na prevenção de lesões e às vezes pode causá-las e até contribuir para a rigidez muscular.
Como pode ser isso? E o que você deve fazer em vez disso?
Seu cérebro e sistema nervoso central controlam seus músculos e movimentos. Os músculos só podem responder a sinais elétricos que os levam a se contrair e relaxar. Enquanto seu cérebro ensina seus músculos a realizar atividades como caminhar ou dançar, ele também pode ensiná-los a permanecerem tensos em resposta ao estresse mental, emocional ou físico. Quando essas respostas naturais ao estresse se tornam habituais e inconscientes, isso leva ao que se denominou Amnésia Sensorial Motora (ASM), uma condição em que o controle voluntário sobre os grupos musculares é perdido, impedindo a contração e o relaxamento total.
Para resolver isto, tanto o cérebro quanto os músculos devem ser reeducados. É aí que entra a pandiculação. Este método natural e eficaz trabalha com o sistema sensorial motor do corpo, em vez de contra ele, melhorando a flexibilidade, reduzindo a tensão muscular e aumentando significativamente a amplitude de movimento — diferentemente dos métodos tradicionais de alongamento.
O que é pandiculação?
A pandiculação é um processo natural, neurológico, que todos nós fazemos desde o início dos tempos; os animais fazem isso quando se levantam do repouso e nós também fazemos instintivamente — quando bocejamos!
Ela é o botão de "reinicialização" (reset) da natureza que fornece uma maneira de restaurar a função muscular completa e o comprimento de um músculo, por meio de uma contração suave seguida por uma liberação lenta e deliberada dos músculos. A pandiculação ajuda as pessoas a aliviar a dor muscular e a tensão crônica e otimizar a função muscular.
A pandiculação é voluntária e intencional e permite que seu cérebro acesse o "reset".
As três partes de uma pandiculação são:
1. Primeiro, uma contração voluntária na tensão dos seus músculos. Este forte feedback sensorial aciona seu cérebro para perceber os músculos alvos mais claramente.
2. Em seguida, um alongamento ou liberação lenta e controlada. Isso permite que o cérebro restaure o controle dos músculos e os libere além do nível anterior de tensão.
3. Finalmente, relaxamento completo. Isso estimula a capacidade perceptiva corporal do cérebro, permitindo que ele integre as novas sensações.
Benefícios da pandiculação em relação ao alongamento
A pandiculação tem vários benefícios distintos em relação ao alongamento tradicional.
A pandiculação envolve contração consciente seguida de liberação e relaxamento graduais, envolvendo assim o cérebro para redefinir o comprimento de repouso dos músculos e tornando mais fácil manter um movimento confortável e controlado. O alongamento tradicional pode ensinar seus músculos a aumentar sua amplitude de movimento segura, mas apenas estendendo gradualmente a amplitude na qual o reflexo de alongamento, que protege seus músculos de traumas, é acionado. O alongamento tradicional não libera a tensão muscular existente que está ativamente impedindo seus músculos de se alongarem completamente.
A pandiculação é eficaz no alívio da tensão muscular crônica retreinando o cérebro e o sistema nervoso para reconhecer áreas de tensão e liberá-las voluntariamente, permitindo um alívio mais duradouro. Ela promove o envolvimento ativo do sistema nervoso e, quando feita corretamente, não deve causar dor. Ao executá-la aconselha-se reduzir o esforço ou diminuir seu movimento se você sentir desconforto, tornando a pandiculação inerentemente segura.
A pandiculação também aborda o corpo como um todo. Mesmo se você estiver fazendo uma pandiculação para seus isquiotibiais (posteriores à coxa e quadril) ou ombros, o movimento envolve mais do que apenas os grupos musculares alvos. As pandiculações são movimentos corporais coordenados que beneficiam músculos específicos principalmente, mas os efeitos também beneficiam os sinergistas do músculo. O alongamento tradicional geralmente tem como alvo grupos musculares individuais de forma isolada, com pouca ou nenhuma orientação sobre como o resto do corpo deve se coordenar para criar o alongamento.
Em essência, a pandiculação fornece um método seguro, eficaz e holístico para melhorar sua amplitude de movimento e reduzir a tensão crônica, priorizando as capacidades naturais do seu corpo.
Como incorporar a pandiculação à sua rotina?
Incorporar a pandiculação à sua vida diária é fácil de fazer e é um bem que se perpetua.
Como você começa seu dia atualmente? Você se sente um pouco dolorido e rígido, talvez?
Comece seu dia com uma curta rotina de movimentos de pandiculação. Todos começam da mesma maneira:
1. Consciência corporal: tome consciência de seu corpo, fechando os olhos e respirando fundo algumas vezes, observando áreas de tensão ou desconforto.
2. Pandiculação básica: contraia um músculo e segure essa contração brevemente, então solte lenta e gradualmente.
3. Relaxamento total: permita-se relaxar completamente e respire profundamente para integrar o novo comprimento do músculo. Neste momento, aproveite e faça como os felinos, abra a boca num agradável bocejo!
Incorpore a pandiculação ao longo do seu dia. Verifique seu corpo e faça pausas quando puder, pandiculando a tensão acumulada. Você pode fazê-lo de manhã para despertar seu corpo, antes ou depois dos treinos para acelerar a recuperação, ou antes de dormir — você dormirá melhor quando estiver menos tenso ou estressado. Fazer sua prática consistentemente e abordar sua prática com curiosidade, atenção plena e paciência é a chave para colher os benefícios da pandiculação.
Conclusão
Da próxima vez que sentir vontade de se alongar, tente a pandiculação! Você pode até mesmo inventar suas próprias pandiculações!
Se você está procurando uma maneira segura e eficaz de reduzir a dor ou tensão muscular enquanto aumenta sua amplitude de movimento, a pandiculação é a solução. Essa abordagem natural e intuitiva chega à raiz da sua tensão — amnésia sensório-motora — para que você possa obter resultados mais sustentáveis sem os riscos inerentes do alongamento tradicional e a pandiculação pode ser incorporada a qualquer rotina de exercícios habituais.
Tradução e adaptação do texto de Laura Norman - 28/10/2024
https://essentialsomatics.com/pandiculation-alternative-to-stretching/
Sobre nós
Você conhece seu Floral de Manutenção?
Saindo da Matrix
Auriculoterapia: uma é pouco, duas é bom.
Fazendo as coisas acontecerem
Meditar é preciso!
Atenção: seu nariz vai dedurar você!
Autismo e TDAH: "doenças" da modernidade?
Regulando as Emoções
Dor Crônica é coisa da sua cabeça.
Crenças limitantes: teu passado te condena?
Cromoterapia: luzes e cores para a saúde
Já Pandiculou hoje?
Somos todos traumatizados!
Fragâncias Curativas Sanjeevini.
Estilos de apego e a maneira como nos relacionamos.
Combatendo o estresse: sirtuínas, yoga e meditação
Cuide bem de seus chakras e colha bons frutos.
A resposta para nossos problemas está debaixo de nosso nariz
Você sabe o que é radiestesia?
Astrologia: será que funciona?
Esta tal de felicidade...
Propósito de Vida: você sabe qual é o seu?
Você já passou algum tempo com sua criança interior hoje?
7 Passos para nutrir seu EU interior
Você costuma falar sózinho ? Não tenha medo de estar ficando maluco....
Alho: você não pode viver sem!
Nossos Serviços
O que é bom é para ser compartilhado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.