Combatendo o estresse: sirtuínas, yoga e meditação

Combatendo o estresse: sirtuínas, yoga e meditação

Receitas do Dr. Oz e Dr. Chopra para estresse
Esta semana, colegas e amigos Dr. Mehmet Oz e Dr. Deepak Chopra estão colaborando para trazer a você suas Prescrições para o Estresse para ajudá-lo a gerenciar o estresse em suas próprias vidas e reduzir o impacto negativo de nossos ambientes estressantes em nossos corpos e mentes.

O roteiro para acabar com o estresse do Dr. Oz
Quando o estresse surge, seu corpo libera um bufê de hormônios como cortisol, epinefrina e norepinefrina para prepará-lo para lutar ou fugir. Isto é muito útil para lidar com perigos de curto prazo, como aqueles que ameaçaram os nossos antepassados. Mas a vida moderna cria estresse crônico que aumenta a pressão arterial, provoca dores de cabeça frequentes e causa insônia, problemas estomacais e depressão/ansiedade. Essa sensação constante de ataque nos deixa exaustos.

Seja a mudança: dssipe o estresse exercitando-se diariamente (mesmo por alguns minutos), eliminando alimentos inflamatórios como carnes processadas e açúcares adicionados, conectando-se com a família (envie uma mensagem para alguém hoje!) e seguindo um horário de sono diário para que seu poderoso ritmo circadiano funcione a seu favor.

Use sirtuínas para aliviar o estresse. Nosso código genético foi projetado para se adaptar às tensões ambientais e, ao mesmo tempo, se reparar constantemente. Moléculas sinalizadoras fazem parte do processo de reparo. Algumas das mais importantes são as sirtuínas, um grupo de proteínas que atuam como guardiões celulares, desvendando e reparando o DNA, regulando a eficiência energética e o metabolismo e aumentando potencialmente a longevidade.

Pesquisas sobre sirtuínas indicam que podemos nos beneficiar de suplementos que aumentam as sirtuínas, como o ribosídeo de nicotinamida (uma forma de vitamina B3) e o resveratrol, a quercetina e a fisetina. Enquanto isso, você pode aproveitar os poderes das sirtuinas adotando a "Dieta Sirtuína". Ela se concentra em fitoquímicos e alimentos que ativam essas proteínas essenciais, que controlam grande parte do quão bem envelhecemos.

Os nutrientes e compostos da nossa dieta diária que ajudam a ativar as sirtuínas incluem:

1) Resveratrol: encontrado em uvas, vinho, amendoim, cacau e frutas vermelhas.
2) Quercetina: em alimentos cítricos, salsa, chá, uvas e azeites.
3) Curcumina: em açafrão e gengibre.
4) Catequinas: abundante em chá verde, lentilhas e ameixas.
5) Fisetina: disponível em morangos, nozes e tomates.

Roteiro de gerenciamento de estresse do Dr. Deepak Chopra
Chopra reduz o estresse com ativação vagal usando exercícios oculares e faciais, ioga, cantarolar e respiração profunda. A ciência está agora se atualizando para provar o poder do “nervo curativo do corpo” da tradição ayurvédica. O nervo vago faz parte do sistema nervoso parassimpático e é considerado o nervo mais longo e importante do corpo. Regula várias funções involuntárias, como frequência cardíaca, respiração, digestão, resposta imunitária – em última análise, mantendo a nossa homeostase.

Ao desacelerar e aprofundar conscientemente a respiração, podemos ativar o nervo vago e desencadear uma resposta de relaxamento no corpo para reduzir o estresse, melhorar o foco e melhorar o bem-estar geral. Também uso exercícios de movimento ocular, movendo meus olhos em diferentes direções para relaxar os músculos dos olhos e do pescoço, especialmente quando desenvolvo cansaço visual devido às longas horas em frente às telas. Movimentos rápidos e rítmicos dos olhos de um lado para o outro também mostraram resultados promissores no tratamento de traumas e transtornos de ansiedade.

Também foi descoberto que posturas de inversão de ioga ativam o nervo vago e promovem relaxamento. Deite-se de costas e eleve suavemente os quadris, usando as mãos para apoiar a região lombar. À medida que avança na prática, você se erguerá sobre os ombros, sempre focando na respiração. A meditação mindfulness também acalma o nervo vago enquanto ele percorre seu corpo, tocando a maioria dos seus órgãos. Compartilho dicas para essas abordagens em meu canal no YouTube, The Chopra Well.

O potencial de cura do nervo vago é imenso e os cientistas estão apenas começando a arranhar a superfície de suas capacidades. À medida que mais pesquisas são realizadas, podemos esperar descobrir ainda mais maneiras de explorar a incrível cura do nervo vago. Incorporar suas técnicas de estimulação em nossa vida diária pode nos ajudar a controlar o estresse e liberar a capacidade natural do corpo de curar a si mesmo.

(Fonte: o texto acima foi traduzido da newsletter da Chopra Foundation - 21/04/2024)

Aqui em nosso site você encontrará mais informações sobre o manejo do estresse no link Meditar é preciso! ou vá diretamente para o site da Meditação Natural Stress Relief, prática de meditação simples, autodidática e eficaz para a eliminação do estresse.




Sobre nós

Você conhece seu Floral de Manutenção?

Fazendo as coisas acontecerem

Saindo da Matrix

Somos todos traumatizados!

Uma é pouco, duas é bom.

Estilos de apego e a maneira como nos relacinamos.

Atenção: seu nariz vai dedurar você!

Combatendo o estresse: sirtuínas, yoga e meditação

Meditar é preciso!

Crenças limitantes: teu passado te condena?

Cuide bem de seus chakras e colha bons frutos.

Você sabe o que é radiestesia?

Astrologia: será que funciona?

Esta tal de felicidade...

Propósito de Vida: você sabe qual é o seu?

Você já passou algum tempo com sua criança interior hoje?

7 Passos para nutrir seu EU interior

Você costuma falar sózinho ? Não tenha medo de estar ficando maluco....

Alho: você não pode viver sem!

Nossos Serviços

O que é bom é para ser compartilhado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.